O país sul-americano está reativando timidamente sua indústria audiovisual sob o novo governo do Presidente Lula de Silva, que destinou quase $1 bilhão para o setor no ano passado. Enquanto isso, Portugal se tornou um centro próspero para dramas premium em língua portuguesa e lançou um novo programa de incentivo fiscal de reembolso em dinheiro de 30% em abril para atrair produções de cinema e TV de maior orçamento para filmar no país.
Conecta espera uma delegação de 50 participantes portugueses e 30 brasileiros, que juntos representam “um mercado de mais de 217 milhões de potenciais espectadores e uma longa história de produção de conteúdo”, disse Géraldine Gonard, fundadora e diretora da Conecta, na coletiva de imprensa realizada em 4 de junho.
O fórum oferecerá uma ampla gama de atividades com 175 palestrantes, 49,1% dos quais serão mulheres, afirmou Gonard. “A cada ano, buscamos a equidade de gênero entre os palestrantes, mas não tem sido fácil, pois ainda não há muitas mulheres em posições de poder”, disse Gonard à Variety, acrescentando que também não há muitas produtoras mulheres no ramo. “Apesar de altamente qualificadas, as mulheres devem continuar sua luta para alcançar a paridade salarial e de posições”, observou ela.
Entre as mais de 70 atividades da Conecta estão oportunidades de networking, sessões de pitching, painéis, palestras e workshops, incluindo o Conecta Woman, que foca nas mulheres no negócio.
Novidade este ano é o Conecta Vibes, onde serão oferecidas sessões de yoga e fitness nas manhãs de 19 e 20 de junho, além dos tradicionais tours pela Unesco World Heritage.
Também novo é o Conecta Digital, que aborda questões como inteligência artificial, metaverso, realidade estendida e experiências imersivas. A nova seção paralela oferecerá diversas atividades e inclui o prêmio Conecta Digital, que será concedido aos cinco melhores projetos que melhor integrem ferramentas de criação digital, incluindo sessões individuais de mentoria e acreditação presencial para um evento em Madrid em novembro. “Estaremos focando no uso da inteligência artificial como uma ferramenta vital”, disse Gonard, que também destacou uma sessão crucial sobre como desvendar os múltiplos incentivos fiscais da Espanha e uma masterclass sobre marketing de entretenimento apresentada pela Global Entertainment Marketing Academy of Arts & Sciences (G.E.M.A.).
“Os americanos são os senhores do marketing, não tanto os europeus nem ninguém mais no mundo. É uma pena quando se vê a quantidade de bons produtos que existem. Muitos não sabem como vendê-los, então a discussão será sobre como o marketing funciona, até que ponto deve ser usado, etc.”, disse Gonard.
Os destaques deste ano incluem uma apresentação exclusiva da série do Disney+ “Vidas bandidas”, uma nova série de drama de ação brasileira da Star Original Productions sobre dois membros de gangue que roubam turistas no Rio de Janeiro.